Contato

E-mail: www.brunnabellapro@yahoo.com.br



Telefone: 73.8808.8558/

Contato: Andreia Moreira

domingo, 14 de agosto de 2011

ESCOVA PROGRESSIVA COM OU SEM FORMOL????????


A escova progressiva é uma técnica que visa o alisamento dos cabelos e diminuição do volume dos fios. Essa escova é chamada de progressiva por causa dos resultados a cada aplicação, com os cabelos ficando progressivamente mais finos. Além do alisamento do cabelo com a escova progressiva há a hidratação dos fios com a queratina

Os resultados da escova progressiva podem durar de 2 a 6 meses, sendo que depois desse período a mulher deve passar por novas sessões. Muita polêmica tem acontecido em torno da escova progressiva por causa do uso de quantidades de formol não permitidas pela Anvisa, entretanto há produtos aprovados que podem ser usados nessa técnica.

O formol é uma substância tóxica, que foi alvo de fiscalização da Anvisa por causa do seu uso na escova progressiva. O formol pode causar reações na pele, aparelho respiratório, mucosas, olhos e até a destruição dos fios de cabelo. A toxidade do formol pode resultar desde mal-estar até doenças como asma. A Anvisa permite a quantidade de apenas 0,2% de formol em uma mistura química para alisamento do cabelo, sendo que para alisar os cabelos é preciso pelo menos 5% de formol.

Na escova progressiva sem formol há a utilização de outras substâncias para alisamento, como o tioglicólico e hidróxidos. A escova progressiva sem formol requer um prazo de até 3 meses e 3 sessões para perder os cachos. Embora o alisamento proporcionado não seja tão radical quanto a escova progressiva com formol, a saúde da pessoa é preservada.
Além disso, a escova progressiva sem formol não é tão agressiva aos fios de cabelos. Atualmente há vários produtos aprovados pela Anvisa para escova progressiva sem formol ou com a quantidade permitida de 0,2% dessa substância.

Polêmicas a parte, o que sempre deve ser levado em consideração, é se o tratamento aplicado está indicado para a cliente, por exemplo, escova progressiva não está indicado para cabelos de etnia afro, esses cabelos precisam de no mínimo 3 aplicações para se atingir a total perda dos cachos, caso a cliente com cabelos crespos queira, um liso total já na primeira aplicação, o indicado é realizar um “relaxamento” dos fios com; amônia, guanidina ou outras substâncias que estão indicadas para esse tipo de fio, o cabeleireiro após avaliação do seu cliente  determinará qual técnica utilizará e qual técnica será a mais adequada para sua cliente. O cliente deve exigir do seu  cabeleireiro produtos liberados pela ANVISA, com o percentual aprovado de 0,2%, para que não coloque sua saúde em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário