Contato

E-mail: www.brunnabellapro@yahoo.com.br



Telefone: 73.8808.8558/

Contato: Andreia Moreira

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Conheça um pouco mais sobre seus cabelos


A Estrutura do Cabelo

Podemos dividir o cabelo em três partes: cutícula, córtex e medula.

Cutícula

Camada externa do fio de cabelo que se divide de 0 a 12 camadas que, sobrepostas, protegem a estrutura. Por ser transparente nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição etc.) por ação mecânica (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc.) As cutículas são parcialmente sobrepostas sobre si, podendo formar de cinco a dez camadas de placas. Essas placas, por sua vez, oferecem excelente proteção ao córtex.

Córtex

O CÓRTEX é a camada intermediária que constitui a maior parte das fibras e são responsáveis pela resistência dos cabelos. É ela que dá aos cabelos brilho e textura. Consiste em proteínas capilares fribosas, denominadas queratina, substâncias conhecidas por melanina e feomelanina, responsáveis pela cor dos cabelos. Em geral cabelos crespos e muito crespos possuem um córtex mais fino, e torna o cabelo mais suscetível a quebras e danos provocados pelo calor. 

Medula

É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Ainda não foi determinada a função desta região. Contudo estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio onde a medula serviria como um "direcionador" do novo fio em direção ao poro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário